A masturbação vem se tornando um assunto cada vez mais frequente, mesmo assim, continua sendo um tabu ainda maior do que o sexo em si.
Mas de onde vem toda essa cautela e vergonha para falar disso? O que realmente é se masturbar? Aqui vamos te explicar tudo sobre o assunto, sem tabu, sem desinformação e com tudo o que você precisa saber. Bora lá?
Sumário:
- O que é masturbação?
- É errado ou pecado se masturbar?
- Masturbação vaginal rompe o hímen?
- Posso usar objetos para me masturbar?
- É normal não ter vontade de se masturbar?
- Dúvidas frequentes sobre masturbação e saúde:
- Masturbação faz mal à saúde?
- Masturbação em excesso pode causar alguma doença?
- Masturbação causa espinhas?
- Tem que usar camisinha na masturbação masculina?
O que é masturbação?
Quando alguém vai responder o que é masturbação, é normal ir direto para a definição de se tocar em busca do prazer. E realmente, não tá errado, mas é mais que isso. Ela é o acariciar e estimular a genitália — sua ou de outra pessoa, desde que ela tenha consentido o toque — levando, ou não, ao orgasmo.
É um instinto do corpo humano, tanto que algumas crianças e bebês experienciam essa ação mesmo sem saber, sem maldade ou safadeza, até enfim crescer e entender o que era aquilo e por que acontecia.
Na adolescência, especialmente devido aos hormônios, a prática fica ainda mais comum e pode até ser mais intensa — dessa vez, entendendo um pouco mais sobre o que estão fazendo.
Acontece que muitas pessoas se sentem culpadas por se tocarem, até depois de mais velhas, pensando ser algo errado ou pecado. E então, entramos em outro tópico… Será que é?
É errado ou pecado se masturbar?
A masturbação, em si, não é errada. Especialmente por ser algo natural do corpo humano: ao sentir que algo gera uma sensação gostosa, buscamos continuar com ela. O errado não é a ação e sim como você a realiza.
Por exemplo, se você está no seu quarto (sozinho ou nas preliminares com alguém que consentiu o momento), se tocar é completamente normal e não tem nada de errado nisso. Agora, se você está em um ônibus ou outros lugares públicos, se masturbar definitivamente não é legal.
E quanto a religião? Bem, não somos especialistas no assunto, mas fazendo algumas pesquisas, encontramos que na Bíblia os atos libidinosos não são bem vistos e devem ser reservados para o casamento.
Da mesma forma que, durante o casamento, assistir ou pensar em coisas com outras pessoas é considerado adultério.
Então… Cristãos não devem se masturbar? Não necessariamente, acreditamos que exista sim uma linha tênue. Cristãos definitivamente não devem assistir pornô e nem transar antes do casamento.
Mas, se você quiser e se sentir confortável com isso, você pode fantasiar a sua futura lua de mel com uma pessoa fictícia inventada por você. Dessa forma, você pode pensar em um futuro casado e se tocar por meio dele, sem precisar consumir ou pensar em nada “errado”.
Da mesma forma, quando casado, se você estiver fantasiando sobre a pessoa que você se casou, não é adultério e você pode, sim, se tocar.
A masturbação é uma forma de autoconhecimento do corpo e te ajuda a entender seus limites e desejos para também poder se respeitar quando a hora H chegar, então não deveria ser considerado algo ruim. Você pode conversar com seu pastor ou outro mentor religioso e ver se isso faz sentido para você e a sua fé.
Por isso, não foque na ação em si, mas no como ela é feita.
Masturbação vaginal rompe o hímen?
Ele pode, mas não é uma regra. Em um geral, o estímulo na vagina pode ser feito de várias formas, como acariciando os lábios ou o clitóris. Esse tipo de toque não pode romper o hímen. Por outro lado, se você quiser testar a penetração com o dedo ou vibradores, sim, ele pode romper.
Mas ei, pera lá. Você sabe o que ‘romper o hímen’ significa? Porque não é a mesma coisa que perder a virgindade! Esse conceito super velho e retrógrado que nem é mais usado, porque o hímen nada mais é que uma membrana na vagina — ele é flexível para conseguir passar a menstruação.
Inclusive, em algumas casos, mesmo tendo feito sexo, a membrana pode não se romper. E em outros casos, ela pode se romper mesmo sem o sexo. Então, esse não é algo que você precisa se preocupar.
Posso usar objetos para me masturbar?
Claro! Para fazer fricção na genitália, pode usar travesseiros ou bichinhos de pelúcia. Para penetração, também pode usar objetos, desde que eles sejam higiênicos e não vão te machucar.
Por exemplo, algumas pessoas colocam desodorante na vagina para se masturbar, o que não é uma boa ideia, em nenhum dos modelos do produto.
Em roll-on é ainda pior, porque a bolinha pode sair e ficar presa lá dentro. De qualquer forma, ambos não são higiênicos e nem seguros para a penetração.
É ideal sempre apostar nos sex toys, porque eles são feitos de materiais não alergênicos e, mesmo assim, precisam ser limpos constantemente.
Lembre: se você quiser fazer o estímulo anal com algo, sempre pegue um objeto que tenha uma base! Se não, os músculos da sua bunda vão puxar o objeto para dentro e só vão soltar com a ajuda de um profissional médico.
Confira também: dicas para fazer sexo anal e curtir!
É normal não ter vontade de se masturbar?
Sim. Nem todo mundo sente desejos sexuais da mesma forma e cada pessoa é única.
Então, se você não sente vontade e isso não prejudica a sua autoestima ou a sua saúde mental, não tem nada de errado. Da mesma forma que não é errado sentir pouco, médio ou muita vontade.
Agora se a falta ou o excesso dela estiver te trazendo efeitos negativos, então é interessante buscar um médico para conferir a sua líbido.
Dúvidas frequentes sobre masturbação e saúde:
Agora que você já sabe sobre o que é masturbação e algumas de suas características principais, que tal entrar no tópico da saúde? Siga a leitura:
Masturbação faz mal à saúde?
Não, desde que seja feita de forma higiênica. Usar objetos sujos ou mãos sujas no toque, pode, sim, causar infecções. Sem contar que, quando feito com higiene, ela pode trazer vários benefícios emocionais e físicos, como:
- Melhora do humor;
- Melhora das funções cardíacas;
- Melhora na autoestima;
- Alivia o estresse;
- Melhora o sono;
- Promove o autoconhecimento.
Masturbação em excesso pode causar alguma doença?
Primeiro teremos que entrar em um critério do que seria uma masturbação em excesso.
Se você não consegue segurar suas vontades em público, precisa sair de momentos sociais para poder se tocar e perceber que a sua genitália vem ficando dolorida ou irritada durante, ou depois do estímulo, então, sim, ela está sendo feita em excesso.
Nesses casos, também está sendo ruim para você, mas não chega a ser uma doença. Mesmo assim, ainda é algo que precisa ser tratado e considerado junto de um médico ou profissional da saúde.
Masturbação causa espinhas?
Não tem nenhuma comprovação científica que comprove isso até hoje, então, por enquanto, acreditamos que não. Até porque, espinhas vêm de questões genéticas, limpeza do rosto e hormônios.
É claro, os hormônios também influenciam a masturbação, mas mesmo que ambos sejam influenciados pela mesma coisa, não quer dizer que podem afetar um ao outro.
Tem que usar camisinha na masturbação masculina?
Depende. Se você for se tocar e não tiver mais nenhuma pessoa envolvida, não, não precisa. Agora, se você for ser estimulado ou estimular outra pessoa, então é indicado usar, para evitar a transmissão de ISTs.
O que achou do nosso guia sobre a masturbação? Caso tenha ficado alguma dúvida, comenta aqui embaixo que a gente vai te responder o quanto antes! Até a próxima!
Explore mais:
A Amor de Luxo é uma marca consolidada e reconhecida no mercado de Sex Shop que trouxe o conhecimento de toda uma equipe de especialistas para sanar todas as suas curiosidades e levar mais prazer e felicidade para você.